UPDATE: A Lu Malheiros, do blog Dividindo a Bagagem, esteve recentemente em Machu Picchu e conta sobre as mudanças na compra de ingressos, incluindo a reserva para subir a montanha Huyana Picchu. Leia o texto na íntegra aqui.
Informação fundamental para quem vai à Machu Picchu: o ticket deve ser providenciado em Cusco ou Águas Calientes, não sendo possível adquirí-lo direto na entrada do parque.
Em Cusco vá ao Instituto Nacional de Cultura (INC), que fica na Calle San Bernado, a poucas quadras da Plaza de Armas. Em Águas Calientes, vá ao Centro Cultural de Machu Picchu, facinho de achar, próximo à estação de trem Machu Picchu Pueblo.
Na hora, prepare-se para desembolsar 126 soles (dólares não são aceitos). Estudantes pagam meia, mas somente com a carteirinha internacional da ISIC. Após emitido, o ticket deve ser usado dentro de 3 dias, sendo que é válido apenas para 1 dia de visita ao local.
O complexo arqueológico de Machu Picchu fica aberto das 06h00 às 17h30. Na entrada, você precisará deixar seus pertences, se forem grandes, em um guarda-volumes. Ao lado, há uma salinha para quem quiser carimbar o passaporte com uma estampa de Machu Picchu. Eu, que costumo levar super a sério qualquer informação no passaporte, não resisti e registrei minha passagem por lá!
Ah, uma dica: fuja correndo da lanchonete e da lojinha de souvenirs que cobram preços SURREAIS! Para comprar lembrancinhas, dê um pulo na feira que fica na estação de trem de Águas Calientes.
Se tiver que fazer um investimento, que seja na hora de contratar um bom guia, pois andar pelas ruínas sem ter idéia do que elas representam é um desperdício e tanto! Você pode negociar o preço lá mesmo, variando geralmente de USD10 a 15 por pessoa em um grupo de 5. Uma idéia mais econômica, boa para quem viaja sozinho, é comprar um livro que traga as principais informações sobre o lugar.
Oi.
Como muitas pessoas, eu estou indo a MP sem agenda, não sei o dia certo que chegarei lá. Agora mudou a regra de compra, será que consigo tranquilamente o ingresso em MP (vou pela virada do ano)? Ou corro o risco de não conseguir entrar? Tu comentou que o ingresso vale 3 dias, quer dizer que depois de comprado posso escolher que dia vou querer entrar no parque? No ICN em Cuzco é mais fácil de comprar? Obrigado a ajuda, qualquer dica é bem vinda. Grato
Olá Luiz,
As regras para compra do bilhete tem mudado com frequência nos últimos tempos. Por esse motivo, sugiro que você dê uma olhada no link que eu indico no início do texto (em laranja). Ele foi escrito pela Lu Malheiros, do blog Dividindo a Bagagem, e traz informações atualizadas sobre o esquema de venda de ingressos para Machu Picchu (incluindo o ticket que permite a subida à montanha Huyana Picchu). Segue o link: http://dividindoabagagem.blogspot.com/2011/07/mudancas-na-compra-de-ingressos-para.html.
Espero ter ajudado.
Abraços e boa viagem!
Que bacana! achei um blog que vai me ajudar bastante. Quero realizar o sonho da minha esposa em conhecer MP, além do meu, ir de mochileiro. rsrsrs… Montei um blog sobre a viagem também, espero que ao final seja tão bom quanto o seu. Dá uma passada lá, deixe seu comentário: http://www.cronicasdeummochileiro.blogspot.com
forte abraço!!! Parabéns!
OLÁ , ESTOU QUERENDO LEVAR MINHA FILHOTA DE 15 ANOS PARA CONHECER ESTE BELO LUGAR , PODE ME DAR UMA DICA DE HOTEL ? NAO VOU FICAR MUITOS DIAS , NO MAXIMO 7 , CONSIGO VER O SUFICIENTE ? OBRIGADO!
Olá Meiry,
Minhas dicas de hospedagem estão no post de Águas Calientes. Dá uma olhadada.
Abs e boa viagem!
Camila Camargo
La Chica de Mochila
Pingback: Como planejar sua viagem para o Peru – Guia completo com dúvidas frequentes | o que eu vivi