Quatro passeios para desvendar o deserto do Atacama.

Quatro passeios para desvendar o deserto do Atacama.

Assim que desembarquei na garagem da Tur Bus, empresa de ônibus chilena que me levou de La Serena a San Pedro de Atacama, caminhei até meu hostel prestando atenção nas ofertas das agências de turismo da Rua Caracoles, a principal via da cidade.

Logo percebi que os 5 dias programados, contando com o deslocamento de chegada e saída, eram o período ideal para desfrutar dos melhores cenários que o Atacama oferecia. Queria conhecer tudo, mas sem correria. Pelo contrário, contemplação era um dos objetivos da viagem. Assim sendo, pesquisei bastante e eis aqui os tours testados e aprovados:

Lagunas Cejas, Tebinquinche e Ojos del Salar.

Se você chegar até a hora do almoço em San Pedro, não desperdice o dia e vá às Lagunas Cejas, Tebinquinche e aos Ojos del Salar! O passeio é um ótimo cartão de visitas do Atacama.

Lagunas Cejas

Meu tour saiu por volta das 15h00 e, em menos de 30km, chegamos nas Lagunas Cejas. Lembre-se de ir com roupa de banho por baixo, pois a grande atração do local é flutuar nas suas águas. Isso porque a concentração de sal é semelhante a do mar morto. Já aviso que a água é geladíssima, mas a sensação é única!

Na sequência, partimos rumo aos Ojos del Salar. Duas piscinas naturais no meio do deserto que parecem um grande espelho. Olha só:

Ojos del Salar

Para fechar bem o dia, seguimos até a Lagoa Tebinquinche para conferir o pôr do sol. O cenário, emoldurado por vulcões, vai ficando cada vez mais alaranjado, parecendo uma pintura. E, assim, vi o sol se despedir do meu primeiro dia no Atacama. Perfeito.

Laguna Tebinquinche

>>> Preço do tour na Maxim Experience (recomendada pela Cosmo Andino): 12.000 pesos chilenos

Salar do Atacama e Lagunas Altiplânicas

Por ser um dos passeios mais completos e durar um dia inteiro, fechei com a Cosmo Andino, sobre a qual escrevo mais abaixo no tópico das agências.

Laguna Chaxas

Saímos às 08h00 da manhã em direção à Laguna Chaxas e a Reserva Nacional de Flamingos. Na sequência, partimos em direção às lagunas altiplânicas, passando pelo povoado atacameño de Socaire e parando para almoçar nesse lugar surreal, que parecia uma aquarela.

Quando o Atacama vira uma aquarela

A próxima parada era a lagoa altiplânica de Miñiques. No caminho, vimos várias vicuñas e outros animais selvagens.  Quando descemos da van, nos deparamos com esta lagoa e seu azul marinho intenso, contrastando com o amarelo da vegetação rasteira. O silêncio era absoluto e, para mim, foi um dos cenários mais marcantes do Atacama.

Laguna Miñiques

Dali, seguimos em uma breve trilha até a Lagoa Miscanti, igualmente bela. Na volta, visitamos o povoado de Toconao, onde paramos para apreciar algumas técnicas de irrigação e cultivo de alimentos nessa região desértica.

Torre da igreja de San Matias e llamas pelas ruas de Toconao

Esse passeio integra fauna e flora do Atacama com turismo vivencial nas pequenas comunidades da região. Uma ótima combinação!

>>> Preço na Cosmo Andino: 35.000 pesos chilenos/ Na Desert Adventures sai por 25.000.

Valle de la Luna

Esse tour começa a tarde, fazendo deste um bom dia para explorar a cidade pela manhã, como explicarei melhor no próximo post do La Chica de Mochila.

Valle de La Muerte e detalhe das formações rochosas de sal

A van sai de San Pedro às 15h00 em direção a Cordillera de la Sal, onde andamos entre algumas formações rochosas compostas de sal, o que confere um brilho peculiar à paisagem. No caminho, avistamos o Valle de La Muerte e descemos uma duna gigante de areia (bem divertido, por sinal), onde vimos alguns grupos fazendo sandboard, atividade que pode ser contratada à parte em agências como a Vulcano Expediciones.

Lua cheia no Valle de la Luna

A conclusão do passeio foi um verdadeiro presente. Subimos uma duna até o topo com vista para o Valle de La Luna, que se assemelha ao solo lunar. Ali, esperamos a lua cheia nascer, bem redonda e amarela, atrás do Valle e bem na nossa frente. Atacama com lua cheia. Precisa dizer mais?

>>> Preço na Cosmo Andino: 9.000 pesos chilenos/ Na Desert Adventures sai por 6.000.

Geyser del Tatio

Este é um dos passeios que fiquei em dúvida inicialmente. Pra começar, você acorda às 03h00 da manhã e segue de microônibus durante 90 km por uma estradinha cheia de curvas. Como você pode imaginar, a temperatura à noite no deserto – e ainda por cima a 4 mil metros de altitude – não é das mais atrativas. Algo em torno dos 10 graus abaixo de zero!

Por outro lado, todos os turistas com que conversei me diziam que era um programa imperdível, que era o 3o. maior campo geotérmico do mundo, oportunidade única e tal. Como sou curiosa, paguei pra ver.

Amanhece nos Geyseres del Tatio

Quando chegamos em El Tatio, com o nariz congelando e a boca tremendo, ainda era noite. Não demorou e, lá pelas 06h00, os primeiros raios de sol foram aparecendo timidamente, revelando um verdadeiro cenário de ficção científica. É aí que nem um, nem dois, mas centenas de jatos de fumaça e água fervilhando brotam da terra, atingindo até 10 metros de altura.

Detalhe do campo geotérmico

Para os mais animados, há uma piscina natural, onde é possível banhar-se nas águas quentinhas. Duro é agüentar o frio depois na hora de colocar a roupa de volta. O pessoal do hemisfério norte nem liga e se joga com vontade. Eu, acostumada aos trópicos, coloquei só a mão e olhe lá!

O passeio exige certos cuidados, como andar apenas na área delimitada e nunca (jamais!) fazer a besteira de querer tocar na fonte dos geyseres. Quem já tentou, saiu de lá direto pro hospital com queimaduras graves. Outra dica é comer algo leve e não beber na noite anterior, para evitar dores de cabeça e enjôos que podem ser ocasionados pela altitude elevada.

Igreja e cruz na entrada do pueblo altiplânico de Machuca

Na volta, ainda passamos pelo micro povoado de Machuca, simpático vilarejo com população oficial de 40 pessoas, onde é vendido espetinho de llama, empanadas e  artesanatos.

Como já disse, a empreitada é puxada. Mas quando te falarem que é imperdível, acredite!

>>> Preço na Desert Adventures: 15.000 pesos chilenos/ Cosmo Andino cobra 25.000, mas o passeio é mais longo, passando por outros povoados e paisagens.

Sobre as agências:

Acabei fechando os tours com duas agências de perfis diferentes e achei tanto a Cosmo Andino quanto a Desert Adventures ótimas e dignas de recomendação.

Na Cosmo Andino todos os trajetos são pensados para serem aproveitados ao máximo, o que muitas vezes implica em escolher horários e rotas que desviem do restante das agências. Pense no Atacama com paisagens incríveis exclusivamente pra você. Além disso, os guias tem um inglês excelente e a alimentação durante os tours está bem acima da média.

Todas essas regalias podem custar até 40% mais caro do que pacotes similares oferecidos por outras empresas. Pelo preço e exclusividade, você vai notar que a maior parte dos clientes é  europeu e a média de idade é mais alta.

Já a Desert Adventures é o melhor custo benefício pra quem está com a grana mais curta. Os passeios seguem a média de preços do restante das agências, mas sem perder no quesito confiabilidade e qualidade. Peguei um guia super bem informado, animado e divertido. Os grupos são mais numerosos e compostos, em sua maioria, por adultos e jovens.

Dicas gerais:

– Leve óculos escuros, água, hidratante labial, filtro solar (o vento e o frio enganam, mas a radiação está lá torrando sua pele), chapéu, boné ou lenço, casaco (pode estar calor quando você sair para o passeio, mas o clima muda bruscamente quando cai o sol no deserto).

– Os tickets de entradas nos parques nacionais não estão inclusos no valor do passeio. Se tiver carteirinha ou for aposentado, leve o comprovante para obter descontos.

– É costume dar gorjeta ao guia no final do tour.

– Os preços, assim como as rotas mencionadas acima, foram levantados em agosto de 2010 e podem ter sofrido alterações até o presente momento.

LEIA MAIS:
Puno e as imperdíveis ilhas flutuantes do lago Titicaca.
Copacabana e Ilha do Sol – Onde o lago Titicaca é mais azul.
Igrejas, museus, San Blas – Monte seu roteiro para desvendar a cidade de Cusco.
Três passeios nos arredores de Cusco que você precisa fazer.
Águas Calientes: onde ficar e comer na cidade base para quem vai à Machu Picchu.
La Chica de Mochila ensina como ir de trem a Machu Picchu.
Viagem à Machu Picchu: Por que eu fiz a trilha inca.
.V

.

Anúncios

28 Respostas para “Quatro passeios para desvendar o deserto do Atacama.

  1. Ola, Sou eu de novo rs
    Gostaria de saber por onde vc comprou as passagens da Tur bus, pois tentei comprar antecipadamente pelo site mas não conseguir me cadastrar no mesmo pois lá só contava dados chilenos e tinha que ter um tal de RUT,
    e estou com medo de não ter mais passagens no dia, vou sair de Santiago.

  2. Obrigada Camila,
    Assim que chegar em Santiago comprarei as passagens
    ps, não dará certo ir para o Peru o que será uma pena =/, mas terei outras oportunidades…
    Mas quando eu voltar conto as experiências de Buenos Aires, Santiago e no Deserto de Atacama.

  3. Olá,
    O meu marido e eu estamos planejando uma viagem ao Atacama e o seu blog está ajudando bastante! 🙂
    Mas nós estamos pensando em começar por La Paz, ir até Uyuni e de lá pegar um jipe até o Atacama. Você acha que mesmo para quem desce de Uyuni para o Atacama todos esses passeios são essenciais? Mesmo o do Salar do Atacama e Lagunas Altiplânicas? Acho que nós não teremos tantos dias, então estamos pensando em só em três passeios…
    Desde já agradeço pela ajuda e pelas dicas dos seus posts!
    Abraços, Milena.

    • Olá Milena,

      Com 3 dias no Atacama você conseguirá fazer vários passeios bacanas e complementares ao que já terá visto na rota de Uyuni.
      No entanto, acredito que essa escolha surgirá naturalmente. Só depois de ver todas as lagoas da rota Uyuni, que você saberá se gostou tanto do cenário a ponto de querer ver mais lugares do tipo ou se quer mudar de tema. Nesse caso, o Valle de la Luna e de la Muerte é bem diferente do que vc terá visto antes. O pôr do sol na laguna Tebinquinche, apesar de também ser uma lagoa, é um cartão postal do Atacama, com vários vulcões emoldurando o cenário, e leva só uma parte da tarde (além de poder entrar e flutuar na lagoa, algo impossível na rota de Uyuni). Já os Geyseres, existem alguns na rota de Uyuni, mas nada comparado às centenas que você encontrará em El Tatio, na Atacama. Mesmo o tour das lagunas altiplânicas Miñiques e Miscanti são bem diferentes, até pela vegetação do lugar. Enfim… a escolha virá naturalmente, mas pode ter certeza que todos os passeios são bonitos e valerão a pena.

      Abraços e boa viagem!!
      Camila

  4. Obrigada, Camila! Agora já tenho uma ideia do que é legal de fazer no Atacama, chegando lá decidimos o que vamos fazer! 🙂

    Abraços, Milena.

  5. Ola Chica,
    Estou planejando viagem para o Salar Uyuni e Deserto do Atacama para final de outubro. Tenho algumas dúvidas… os passeios do Deserto vc fechou apenas qd chegou lá ou reservou com antecedência?
    Seu site é super bacana e inspirador!
    Abç,
    Julia

    • Oi Julia, tudo bem?

      Pode reservar os passeios direto em San Pedro. No caso do Salar, vale reservar com alguns dias de antecedência, assim que você chegar no Atacama.

      Abraços e boa viagem!!

      Camila Camargo
      La Chica de Mochila

  6. Olá,

    Adorei o seu post! Mas gostaria de saber que horas vc voltou do passeio do Salar de Atacama…é possível voltar pra Santiago nesse mesmo dia?

    Obrigada,

    • Olá Nati,

      O Salar do Atacama fica a cerca de 70km de San Pedro, que é a cidade onde você estará hospedada. No entanto, muitas vezes esse tour é vendido junto com as Lagunas Altiplânicas, tornando-se um passeio de um dia inteiro ou então tem saídas apenas na parte da tarde, geralmente incluindo uma visita ao povoado de Toconao. De qualquer modo, existe uma variedade grande de agências e é possível negociar com eles. Quanto aos horários de vôo para Santiago, sei que existem entre 5 e 8 saídas diárias, mas não tenho a informação dos horários. Como eles saem de Calama, que fica a 98 km de San Pedro, você precisará se programar com certa antecedência. Duas empresas que operam o trecho Santiago-Calama são Lan e Sky Airline.

      Abs e boa viagem!

      Camila Camargo
      La Chica de Mochila

  7. Obrigada pela dica, Camila!
    Tudo de bom!

  8. olá Camila,

    Seu blog foi o mais bacana que encontrei.
    Estou indo para atacama e vou seguir suas sugestões.

    obrigada
    Patrícia Tavares

  9. Adorei suas dicas… Estou indo em julho para lá. Mas, ainda não fechei com nenhuma agencia. Vc conseguiu fechar tudo na hora do passeio? Você foi sozinha? Estou muito empolgada com minha viagem mas, com muitas duvidas para planeja-la. Beijos

    • Mais una dúvida…. Vou chegar em Santiago. Devo ficar de 1 a 2 dias lá. Vu fazer um tour bem rápido e comprar roupas de frio. Em seguida, vou para o deserto. Estou pensando em fazer todos esses passeio e mais Uyuni, e voltar de La Paz… O que acha? Como lhe disse anteriormente.. São muitas duvidas de roteiro! Hahahaha beijinhos

      • Olá Isabella, Vou juntar essa pergunta com as que você me mandou por e-mail, tá?

        Fiz essa viagem sozinha e foi uma delícia, pois é possível encontrar uma infinidade de outros viajantes nesse percurso.
        Bom, foi super tranquilo para agendar os passeios no Deserto. Existem saídas diárias e diversas agências pra você escolher na Calle Caracoles, a principal via de San Pedro do Atacama. O único passeio que recomendo agendar com antecedência é a travessia até Uyuni, passando pelo Salar. Para essa rota, pensando nas agências normais (excluindo aqui os passeios VIPs, que são personalizados e caríssimos) não existe nenhuma excelente, mas a mais bem recomendada costuma ser a Cordillera.
        Quanto aos preços, Santiago não é das cidades mais baratas. Nossa moeda, o real, também não é tão forte por lá. Por outro lado, eles tem uma boa infra-estrutura turística, com albergues bacanas a bons preços, por exemplo. Já no Atacama, a cidade de San Pedro vive para o turismo e é movimentada o ano inteiro, por isso espere preços mais altos. Uma dica é não economizar tanto ao ponto de cair em uma hospedagem com água fria ou coisa do tipo. Eu fiquei no Hostal Campo Base e achei um excelente custo-benefício (vale reservar com antecedência).Quanto a alimentação, fique de olho nos pratos do dia, que são menus executivos com valores super bons. Já na Bolívia, em Uyuni e La Paz, os preços caem e você poderá economizar bastante.
        Sobre os 8 dias para todo o percurso, acho muito apertado, pois você deve considerar o tempo de deslocamento entre as cidades. Calcularia ao menos 2 noites em Santiago, 3 em San Pedro do Atacama, a rota de Uyuni te leva 2 noites e mais 2 em La Paz. Sendo bem enxuto, esse roteiro ficaria em 9 noites/ 10 dias. Lembrando que o trajeto de Santiago até San Pedro deveria ser feito de avião. Se fizer de ônibus, isso te consumiria cerca de 23 horas (eu fiz de ônibus, mas fui parando pelo caminho em cidades como La Serena e Pisco Elqui). A rota de Uyuni até La Paz leva cerca de 10 horas, mas isso você pode resolver optando por um ônibus noturno turístico. Não vá nas linhas normais, pois o ônibus é precário e você pode passar frio a noite, além de não ter banheiro no veículo.
        Bom, espero ter te ajudado e te desejo uma excelente viagem! Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para escrever.

        Bjs,

        Camila Camargo
        La Chica de Mochila

  10. Oi Camila, tudo bem ?
    estou indo para o chile com meu filho de 9 anos no final de julho e estou pensando em ficar alguns dias no atacama e alguns dias em algula estação de sky. vc me dá alguma dica ? em 3 dias ( c 2 noites ) vc acha que da para conhecer um pouco do deserto. lembrando que estarei com uma criança, entao não precisamos ver tudo, seria somente uma experiencia no deserto mesmo.
    obrigada !

    • Oi Adriana,

      Existem alguns passeios que uma criança de 9 anos pode aproveitar bem, como o da Laguna Tebinquinche, Ojos del Salar e Laguna Cejas – que dura uma tarde ou o das Lagunas Altiplânicas, de 1 dia inteiro. Se ele tiver pique, o passeio do Valle de La Luna, onde é possível descer uma duna gigante de areia, também pode ser bem divertido. O do Geyser del Tatio, apesar de muito lindo e impactante, é um pouco mais pesado fisicamente. Algumas pessoas chegam a se sentir enjoadas e com dor de cabeça, por causa da altitude. Quanto a estação de esqui, a do Vale Nevado, próxima a Santiago é a mais conhecida no Chile. Portillo e El Colorado são duas outras boas opcões.

      Abs,

      Camila Camargo
      La Chica de Mochila

  11. Oi, Camila. Gostaria de tirar uma dúvida com vc. Estou querendo sair de san pedro à Uyuni conhecendo somente o salar de uyuni, o hotel de sal e o cemiterio de trem..teria alguma cia q faz esse passeio em 01 dia?..pq não tenho mto tempo De uyuni vou pra sucre. Obrigada!

    • Olá Bruna,

      Pelo que observei quando fui ao Atacama, todos os tours que ligam San Pedro a Uyuni tem a duração de 2 dias. Se você tiver em um grupo, é possível que consiga fechar esse esquema. Se estiver sozinha, dificilmente as companias conseguirão alterar o itinerário.

      Abs,

      Camila Camargo
      La Chica de Mochila

  12. Juliana Fernandes

    Camila, oi! Vou em grupo e meu grupo nao abre mão de passar APENAS 2 dias em Atacama, e logo partir pra travessia rumo ao Salar Uyuni. Pergunta: vc acredita que é possível aproveitar com apenas 2 dias? Quais passeios você recomenda considerando o que viu lá de opções diurnas e noturnas? Se der pra fazer dois passeios diferentes por dia, já é uma boa, nao é?! 😉 beijos, obrigada! To adorando o blog!

    • Olá Juliana, os passeios do Atacama são bem diferentes entre si e dependem do interesse do grupo. Particularmente, gostei bastante dos geyseres e das lagunas altiplanicas. Como os tours tem saídas regulares, vocês podem deixar para decidir isso lá mesmo. Ao chegar na Ria Caracoles, existem várias agências. vale a pena pesquisar. Bjs e boa viagem!

  13. Olá Camila, estou planejando minha viagem para Atacama para Junho. A principio já tinha decidido fechar todos os passeios com a Grado 10, mas justamente em Junho eles vão sair de ferias. Então estou um pouco perdida quanto as agencias de turismo. O que você achou do serviço da Maxim? Qual indicaria?

    Obrigada,
    Camila Lins (tb!rs)

  14. Oi Camila
    Estou indo ao Chile, e vou visitar San Pedro por 3 dias, como estou indo sozinha, vou seguir suas dicas já reservei 3 noites no Hostal de Base daqui do Brasil, tirei uma copia de todas as sua dicas para curtir San Pedro.
    De Santiago a Calama estoi viajando pela Sky Arlines, que é bem mais barato que a Lan e consegui comprar no site deles sem problemas.
    Muito obrigada pelas dicas que são muito essenciais para nós!

  15. Maria Glaubenir Lelles

    Olá Camila, fazia tempo que eu estava devendo um MUITO OBRIGADA e um PARABÈNS pelas dicas! Quando fui ao Peru suas dicas me foram bem apreciadas e agora irei ao Atacama certa de q encontrarei ótimos lugares graças às suas sugestões! Um abraço!

    Glaubenir

    • Olá Glaubenir! Que ótimo saber disso. Espero que goste do Atacama tanto quanto eu! É lindo!! Um abraço e boa viagem!

      Camila Camargo
      La Chica de Mochila

      • Sérgio Camillo

        Legal! Eu também fui para o Perú (tbm fui para Bolívia) e agora estou indo para o Chile! Adorei conhecer o vale del Colca e outros pontos muito bonitos! Gostaria de saber se você teria alguma dica de restaurante e hospedagem em Santiago, pois ficarei poucos dias por lá! E parabéns pelo site, suas dicas são muito bacanas!

  16. olá, o que você recomenda para uma estadia de 2 dias no Atacama ?

  17. OI Camila, boa noite, tudo bem? Obrigado por compartilhar sua viagem com a gente, muito top:
    Você sabe falar sobre um tour astronômico que tem em San Pedro do Atacama? Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s