Qual a melhor época para fazer a trilha inca ? Com exceção de fevereiro, quando a trilha fecha para manutenção, é possível fazê-la todos os meses do ano, encarando os prós e contras das variações climáticas de cada estação.
De meados de outubro a janeiro, espere por uma combinação de temperaturas mais altas, dias de sol e chuva. A água por lá costuma ser impiedosa, especialmente no primeiro mês do ano. O rio Urubamba, que é visto de cima da trilha, pode transbordar e danificar pontes e estradas nas proximidades de Águas Calientes.
Em geral, a recomendação é para que se faça a trilha no inverno, entre maio e agosto, pois é a estação mais seca. Por outro lado, a temperatura cai bastante em junho e julho, sobretudo à noite. Além disso, os meses de julho e agosto equivalem às férias dos gringos que vêm em peso do hemisfério norte. Portanto, prepare-se para os preços elevados e as disputas por vagas nos hotéis e trens.
Por todos esses motivos, me pareceu uma boa fazer a trilha em setembro, que antecede o período de chuvas e precede o frio e a alta estação. Peguei dias muito bonitos, sempre ensolarados, onde fiquei de camiseta na maior parte do tempo. Claro que houve alguns momentos de frio intenso, mas nada insuportável. À noite, a menor temperatura que enfrentei no acampamento foi de 7 graus e de, dia, ainda pude avistar um pouco de neve na paisagem das montanhas. Lindo mesmo. Recomendo 🙂
Pingback: O que você precisa saber sobre Cusco, Aguas Calientes e Machu Picchu - Um Homem Precisa ViajarUm Homem Precisa Viajar
Boa noite! Passei apenas para dar os parabéns pelo post e para informar que indiquei e citei o seu post no nosso blog!
Grande abraço e continue nessa pegada!
http://umhomemprecisaviajar.com.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-cusco-aguas-calientes-e-machu-picchu/#.WUcADdBv_qA
Obrigada Igor!
Olá, estarei indo em setembro, o que devo levar para fazer a trilha?