Destino escolhido, mãos à obra pra colocar sua viagem em prática!
Essa parte, que costuma ser mais burocrática e pé no chão, deve ser avaliada com atenção. Pra fazer tudo acontecer de acordo com suas expectativas, sugiro que você leve em consideração estes quatros aspectos: TEMPO, ESTAÇÃO DO ANO, COMPANHIA e VERBA.
Vamos a eles:
TEMPO – Desconfie de viagens que pareçam maratonas. Pense que você vai viver o bastante para conhecer com calma seus destinos favoritos e que passar por eles correndo necessariamente irá minimizar o charme e a experiência pretendidos.
ESTAÇÃO DO ANO – Diante do período que você planeja e pode viajar, veja se será verão ou inverno. E quão rigoroso pode ser o inverno em Toronto ou o verão no Tocantins, por exemplo.
COMPANHIA – Viajar só é uma delícia. Se você evita fazer isso apenas por medo, vergonha, etc quebre esse tabu HOJE 😀 Se o seu momento de vida é de busca, descoberta e reflexão, aconselho fortemente essa opção. Se, por outro lado, você quer se divertir e compartilhar momentos com pessoas próximas, pense bem e viaje com quem estiver no mesmo pique que você.
VERBA – Qual o tamanho do seu sonho? E da sua verba? Quase sempre é possível conciliá-los fazendo pequenos ajustes e concessões e – o mais importante – mantendo o essencial para que sua viajem seja super prazerosa. Coloque tudo em uma tabela no Excel com uma certa “margem de erro”, que pode ser de 10 a 20% sobre o total de gastos estimado. Pesquise opções de hospedagem, sonde na sua rede de contatos se alguém pode te hospedar ou indicar um hotel com bom custo benefício, vire a internet de ponta cabeça atrás das melhores tarifas, consulte as possibilidades de parcelamento no cartão. Só não vale esquecer que uma hora a conta chega e esse momento de glória pode virar uma terrível dor de cabeça se sua empolgação for maior que o seu planejamento.
Após todas essas etapas, tenho certeza que você estará muito próxima de realizar uma viagem de sucesso, com o seu jeito e a sua cara!