Sobre La Chica


Camila Camargo

Paulistana, nascida em 30 de novembro de 1984. Ser sagitariana é meu pretexto favorito para explicar a vontade que tenho de estar sempre com a mochila nas costas e o pé na estrada. Pesquisadora de profissão e curiosa de nascença, preciso viver permanentemente como quem está pronta para partir.

40 Respostas para “Sobre La Chica

  1. Oi Camila!
    Foi um verdadeiro achado encontrar o seu blog, enquanto pesquisava passagens e passeios para o Deserto do Atacama.
    Me considero também uma chica de mochila.. inclusive conhecemos os mesmos lugares… buenos aires… bolivia… e a minha paixão que foi o peru e principalmente a Trilha Inca… que também fui pela mesma empresa que você, no mês de setembro de 2009, uma pena não nos encontrarmos…
    Eu e meu namorado estamos preparando o terceiro mochilão, e como é difícil, pelo menos entre os nossos amigos, arranjar companhia, por isso ver uma outra chica que se interesse pelos mesmos lugares pra mim foi um achado! rs
    Em dezembro queremos ir a Santiago, La Serena, Deserto do Atacama e Mendoza, para fazer um trekking no Aconcagua… Estou passando meu e-mail pra gente trocar umas figurinhas! rs
    Parabéns pelo blog… adorei…

    • Oi Alessandra!
      Adorei seu e-mail. Sempre fico muito feliz quando encontro outros viajantes com toda essa disposição e espírito de aventura para rodar o mundo!
      Espero que os posts do deserto do Atacama tenham te ajudado e, em breve, vou escrever sobre Santiago e La Serena, que visitei no ano passado.
      Aproveito para sugerir o Valle del Elqui, sobretudo a cidade de Pisco Elqui, no seu roteiro. Fica perto de La Serena, tem paisagens e trilhas lindas e é ainda bem pouco conhecida pelos brasileiros.
      Bom, vou mandar essa mensagem no teu e-mail. Aí a gente pode continuar a trocar figurinhas!!

  2. mairinhanomundodalua

    Moça, adorei teu blog e a maneira como faz alguns resumos que são muito práticos!
    Parabéns.

  3. Ameeeeei muito seu blog! Estou programando meu 1º mochilão fora do Brasil e suas aventuras só me deixaram com muito mais vontade de viajar e conhecer todos esses lugares lindos!! Passei um e-mail prá você! Bjoca da Isa!!

  4. oi tudo bom? seu blog é ótimo, estou montando um roteiro para Atacama e Uyuni em junho, e as informações aqui estão me ajudando! Eu tenho uma duvida quanto a temperatura:
    Quando você esteve no Atacama e Uyuni, lembra ou faz ideia da temperatura que pegou dentro dos Hostels?
    Li que em junho ja faz um frio legal nessa região, e pretendo levar um saco de dormir (principalmente para o Hotel de Sal em Uyuni). Você acha que eu pego menos de 0 graus dentro do hostel a noite?
    Muito obrigado pela atenção! Sds, Fernando

    • Olá Fernando,

      Estive em agosto nos dois lugares. No Atacama, foi tranquilo. Lá, a temperatura era quente durante o dia e esfriava bem à noite. Além disso, fiquei em um hostel com uma infraestrutura bacana, o Campo Base. Já no Salar, os alojamentos onde dormimos são bem simples e o frio é extremo, principalmente na 1a. noite, por causa da altitude elevada e do vento. Aconselho dormir com uma roupa quente, usar o sleeping bag e, se possível, ainda garantir um dos cobertores que são fornecidos aos grupos. Lembro que, quando acordei, nossa janela estava coberta por uma fina camada de gelo. Então vale a pena se prevenir e ir bem agasalhado.

      Abs e boa viagem!!

  5. Ola chica, como estás? Parabéns pelo blog, bem legal para ajudar quem planeja viajar. Os seu comentários são bem claros, pois conheço boa parte da nossa América do Sul (que todos deveriam conhecer antes de ir à Europa ou outro lugar). Tenho uma atração especial pelo Peru e Bolivia. É aquilo que você falou, à primeira vista te assusta, mas depois se percebe muitas coisas boas que aqui não vemos. La Paz é um caos organizado, muita gente pelas ruas e pouquíssima violencia. Sugiro que conheça Quito e arredores, pois pelo seu jeito tenho a certeza que irá gostar…Abraços e continue caminhando…

  6. La Chica,
    Foi muito bom lê seus comentários sobre Quito. Daquí à 4 dias estarei indo para Quito e Otavalo (serão 6 dias) Gostei dos seus comentários. Não viajo como mochileiro, porém sua informações são bastante útels para qualquer pessoa que gosta de estar sempre viajando como eu. . Escrevo fascículos com o título “Conhecendo o Mundo” que tratam das minhas esperiências de viagens e o que observamos, monumentos, fatos, cultura, etc.
    Sucesso nas suas próximas viagens.
    Magnus

  7. Querida Camila…
    Não sei se vc vai lembrar da gente….mas fizemos um “mochilão” juntos…na época, fomos eu, minha esposa (na época namorada) e vc. No meio do caminho pegamos sua amiga estrela.
    Bem, eu sou o Bruno, passei por aqui para dar um Beijo e falar que estamos com saudades e seu blog é muito legal…
    ….beijos…
    Bruno, Ju e fefe (nosso filho viajante tb rsrsr)

    • Oi Bruno!

      Claro que lembro de você, da Ju e da nossa viagem de carro de Ubatuba até Alagoas. Lembro do quarto de Salvador que tinha milhares de gatos, do forró em Maceió e de um azulejo pintado em Arembepe que está na cozinha de casa até hoje! Fico feliz de saber que a trupe cresceu e que o Fefe tornou-se um viajante mirim.
      Muito bacana ter reencontrado vocês aqui pelo blog!
      Um beijão na família e que mais viagens e histórias boas venham por aí!!

      Camila Camargo
      La Chica de Mochila

  8. Marcos Vinicius

    Oi Camila!
    Adorei seu blog e me estimulou a montar o meu também. Assim como você, adoro, amo, viajar e parece que somos uma tribo espalhada pelo mundo.Conheço vários locais legais e sempre busquei os exóticos: Peru, Bolívia, Chile, Ilha de Páscoa, Stonehenge, Egito, Jerusalém,etc.Ano passado estive na Guatemala nas trilhas Maias e adorei. Costumo chamar aos seres viajantes da espécie intimus viajancis, pois são pessoas que oxigenam suas almas com o ato de viajar. Boa sorte e muitas viagens!

  9. Olá, Camila! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog!!
    Preciso muito da sua ajuda – alguns posts já até me ajudaram-, pois estou com uma viagem de 15 dias ao Peru e muitas dúvidas sobre o que fazer.

    Pensei no seguinte roteiro:
    Lima-3 dias
    Cuzco – 5 dias
    Puno – 1,5 dia
    Arequipa – 2 ou 3 dias
    Nazca – 1,5 dia
    Os dias acima já descontam os períodos de deslocamento que são maiores. Talvez, se conseguirmos vaga, faremos – meu marido e eu – a trilha de 2d/1n em Cuzco rumo a Machu Picchu.

    Você sugere pular alguma das cidades, diminuir ou aumentar dias em alguma cidade, etc.?

    Help!

    Abraços

    • Oi Amanda,

      Acho que você programou bem a quantidade de dias para cada cidade. Uma boa dica de passeio são as Islas Ballestas, que ficam em Paracas, próximo à Ica, Nazca e Pisco. O passeio, de barco, vai até uma ilha que possui uma fauna marinha maravilhosa com pássaros, pinguins, leões marinhos, etc e também passa pelo Candelabro, um desenho gigante e misterioso nas montanhas, semelhante ao que você verá em Nazca.
      Também ali perto está Huacachina, um povoado bonito nas margens de uma lagoa rodeada por dunas, onde você pode fazer um passeio bem legal de buggy.
      Quanto a Arequipa, o período varia conforme os passeios que você optar. Se for ao Colca Canyon, isso deve te ocupar 2 dias. Lembrando que vale a pena reservar ao menos 1 dia inteiro pra conhecer a cidade, seus museus, conventos, igrejas e restaurantes.
      Bom sua viagem tem tudo para ser incrível. Depois passa por aqui pra contar como foi :)

      Bjs,

      Camila Camargo
      La Chica de Mochila

  10. La Chica, parabéns pela sua coragem. Mais vale a determinação. Suas dicas são exceletes. Também, sou quase um andarilho, conheço um pouco mais de cinquenta países e pretendo aumentar esta marca. Tenho um estilo um pouco diferente do seu, mas tenho curtido bastante.
    .

  11. Olá Camila! Estou dando graças a Deus, literalmente, por seu blog hehe Farei um viagem rápida e do tipo “keep calm and make love” com meu marido para Buenos Aires em comemoração a 1 ano de casados e enfim achei um blog que me desse opções diferenciadas, além dos passeios clássicos! Obrigada! Mas no meio de tantas dicas fiquei um pouco perdida porque terei apenas 4 dias, e aí peço seu help, qual o restaurante você me indicaria pra um inesquecível jantar romântico? Bjos

  12. Olá Camila!

    Adorei seu blog, estou procurando informações sobre a Bolívia pois viajarei pra lá em Julho, ficarei 15 dias lá, é a primeira vez que colocarei a mochila nas costas e fazei uma viagem assim. Poderia me ajudar a montar um roteiro para esses 15 dias? Vou desembarcar em Santa Cruz de La Sierra no dia 5 de julho. E sobre Albergues poderia passar algumas dicas, é preciso reservar antes?

    Obrigado..

    Bjos

    Juliano Rudnick

    • Olá Juliano,

      A Bolívia guarda boas surpresas para os mochileiros. Para ver todos os posts que fiz sobre minha passagem no país, acesse: http://lachicademochila.com/category/bolivia/
      Quanto a montar o roteiro, posso te contar quantas noites passei em cada lugar que visitei. Por ordem de visitação: foram 2 noites no roteiro do Salar de Uyuni, 1 noite na viagem noturna de Uyuni até Sucre, 2 noites em Sucre (onde ainda conheci a feira de Tarabuco que ocorre aos domingos), 4 noites em La Paz (aumentei o período de estadia em 1 noite porque fiquei doente), 1 noite em Copacabana e 1 noite na Ilha do Sol. De qualquer forma, acho que vale muito a pena pesquisar nos foruns do site http://www.mochileiros.com e nesse link: http://diariodemochileiro.com/?s=bol%C3%ADvia&x=0&y=0. Um guia de viagem que me auxiliou muito também foi o Lonely Planet, que você deve achar em grandes livrarias.
      Sobre hospedagem, sempre recomendo dar uma olhada no Hostelworld (www.hostelworld.com) e elencar os resultados de busca por “overall rating”. Nesse site há uma oferta vasta de albergues com direito a muitas avaliações dos viajantes. Minha dica especial vai apenas para a hospedagem em Copacabana. Procure ficar no La Cupula (http://www.hotelcupula.com/). A vista da cidade é linda de lá e o custo benefício também vale a pena. Só não esqueça de reservar com bastante antecedência, pois o local é realmente concorrido.
      Bom, espero ter ajudado. Vá de peito aberto que a Bolívia vai te surpreender positivamente!

      Abs,

      Camila Camargo
      La Chica de Mochila

  13. Marcelo Antonio Mariz Maia

    Olá Camila,
    Estou indo no dia 12/06 para Machu Picchu, mas não consigo comprar as entradas do parque com Wayna Picchu diretamente no site peruano. Fiz uma reserva por uma agência de viagens de João Pessoa, mas achei muito caro o valor deles (US$ 399), com a viagem de Cusco pelo Vistadome. Será que eu encontro nesta época do ano entradas disponíveis em Cusco ou Águas Calientes?

    • Olá Marcelo,

      Os dois únicos jeitos de comprar entrada para Machu Picchu (e Huayna Picchu) são via internet: http://www.machupicchu.gob.pe/ ou presencialmente no endereço Av. de la Cultura, no.238, em Cuzco. Há um número máximo de 2500 visitantes por dia. Não há como garantir disponibilidade, mas os meses mais cheios costumam ser nas férias dos norte-americanos e europeus, entre julho e agosto.

      Abs,

      Camila Camargo
      La Chica de Mochila

  14. Muito Obrigado, Camila. Espero ter sorte comprando diretamente em Cusco. Abs, Marcelo.

  15. Olá Camila, tudo bem?
    Irei p Bogotá, Caracas e Quito. Ficarei 3 dias em cada cidade.
    Em Quito, 3 dias são suficientes e o que vc me dá de dica?

    abçs
    Avelino, Curitiba-Pr.

    • Olá Avelino,

      Acredito que 3 dias sejam suficientes em Quito, mas preste atenção nos deslocamentos. Qual horário vc chega e qual vai embora? Pense nisso para não ficar com um roteiro muito apertado.

      Abs,

      Camila Camargo
      La Chica de Mochila

  16. olá chica!!!

    agradeço imensamente algumas dicas sobre Bs As. Viajo muito, e sempre sozinha…ano passado fui à Macedônia e Bosnia, e agora ao nosso querido terreno hermano…rs. Adorei! vou colocar na minha lista de ‘favoritos’, porque quero através do seu blog e dicas, escolher meu proximo destino!

    bj grande!

    • Oi Dani,

      Que bacana que você gostou dos posts sobre Buenos Aires e que incrível sua viagem à Macedônia e Bosnia! Espero que alguns dos meus relatos possam te inspirar para o seu próximo destino. O Peru, por exemplo, é um país fascinante.

      Bjs,

      Camila Camargo
      La Chica de Mochila

  17. To me divertindo ao desbravar seu blog!
    Super legal!

  18. Oi, Chica Camila

    Adorei seu blog, estou planejando uma viagem de moto ao Peru/Bolivia e suas informações e comentários são muito preciosos. Minha viagem começa na próxima quinta-feira (06/11/2012), serão 25 dias de viagem. Quando voltar publico o relato e se vc quiser ver o relato é só acessar blog ( http://lpmodos.wordpress.com/ ).

    Obrigado por compartilhar suas viagens e claro um parte da sua vida!

    Abraços,

    Luiz Paulo Modos

  19. Olá Camilla,
    Estava pesquisando algumas coisas para a minha viagem á Bolívia e encontrei seu blog. Sem dúvida foi ótimo ler suas aventuras, até mesmo por que você ressalta a unicidade de cada lugar, pessoa, prato…
    Estou até mais animada e ansiosa para ir.
    Vou em Dezembro, como mochileira para a Bolívia, passar pelo Salar de Uyuni, Tihauanaco, Lago Titicaca, Sucre (onde meu pai estudou, por sinal) e diversos outros locais.
    Espero voltar e criar um blog para relatar toda a viagem.

    Abraços,
    Sara Burela

  20. Camila, sensacional seu blog ! me ajudou bastante!
    estou com mais vontade ainda de esticar minha viagem para o atacama depois que li seus relatos!!

    só uma duvida, a grana ja ta curta e nao sei se vou conseguir ficar 5 dias la…de domingo a sexta….(domingo ja esta perdido por causa do horario do voo)
    e uma duvida que tenho, vc chega la e fecha os passeios dia após dia certo ? ou é um pacote que vc compra no primeiro dia e pronto(tem que seguir com ele até o fim?)

    Obrigado !!

  21. Olá Camila, como vai?
    Meu nome é Leonardo Carvalho e estou organizando uma viagem ao Atacama de 10 dias, e isso inclui o Uyuni.

    Li em seus posts algumas dcas bacanas que estou lenvando muito em consideração. Como agência de turismo para o Salar, lugar para se hospedar no Atacama. Vou com um voo direto de São Paulo para lá.

    Estou tomando cuidado com o passei do Salar do Uyuni para não ter muitos problemas. Como carro quebrar no caminho porque a agência não é lá essas coisas.

    Você teria alguma dica em especial para esses meus 10 dias?

    Obrigado.
    Um abraço.
    Leo.

  22. Camila, teu post esclareceu bastante coisa sobre o passeio! Mas sigo querendo saber quanto tempo dura, aproximadamente, o passeio e a que horas você chegou de volta a Puno. Vou ao Peru em maio e gostaria de deixar alguns passeios e transportes resolvidos. Qual a empresa que escolheste para o passeio no Titicaca? O serviço foi bom? Tens noção da média de preço? Muito obrigado e parabéns pelo blog. Wilson Cabral.

  23. Nonato Jr. Chocolate

    Camila,
    Estarei indo a Buenos Aires em Dezembro com a esposa e dois filhinhos.Foi uma agradável surpresa na primeira pequisa conhecer-te!

    Valeu pelas dicas….

  24. Olá, Camila, tudo bem?! Parabéns pelo Blog! Tenho acompanhado para buscar dicas sobre a viagem para o deserto do Atacama que planejo fazer em fevereiro de 2014. Lendo o que escreveu sobre hospedagens, ficou uma dúvida: Os passeios no deserto do Atacama saem e voltam todos os dias para San Pedro? Não ficam em hospedagens no meio do deserto para encurtar caminho para os destinos do dia seguinte? Além disso, gostaria de saber se é possível eu fechar um pacote de passeios pelo Chile que contemplem um dia exclusivamente para conhecer o Salar de Uyuni (mesmo sabendo que fica no lado Boliviano!)?

  25. Estive em São Pedro do Atacama de 26/12/2013 a 05/01/2014, hospedado no KIMAL HOTEL. Foi maravilhoso
    Todos os passeios do Deserto do Atacama saem desta maravilhosa cidade. Tem inúmeras agências de viagens para fazer os tour de acordo com cada bolso e com o roteiro que desejar. Há povoados que vc pode ficar para o pernoite se for o caso, depende do seu roteiro. É um Deserto que merece ser visitado, tem inúmeras atrações (vulcões, geiseres, salares, lagoas e muita história)

  26. Bárbara Carvalho

    Olá! Nossa, encontrar o seu blog pra mim foi um verdadeiro achado, pois vou a Madri, e estava com algumas dúvidas com a mala. Penei, mas encontrei em meio a multidão o seu post sobre como arrumar as malas, adorei! Você fala de uma forma simples, dá dicas super úteis e práticas.
    bjs, e continue viajando e me fazendo sonhar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s