Táxi, Metrô ou ônibus – escolha seu meio de transporte em Buenos Aires

Táxi, Metrô ou ônibus – escolha seu meio de transporte em Buenos Aires                                                                                                            Após a série de posts sobre Buenos Aires, que você vê aqui, O La Chica de Mochila recebeu algumas perguntas referentes aos melhores meios de transporte na cidade.

Táxi, metrô e ônibus – escolha como circular em Buenos Aires.

Minha primeira opção é sempre caminhar, pois acredito ser a melhor maneira de encontrar locais inusitados, que muitas vezes ficam fora dos guias e acabam se tornando deliciosas descobertas pessoais. Ainda assim, acho útil se informar sobre outras possibilidades para dias em que estamos cansados, quando chove ou mesmo para quem não é tão fã de bater perna. Vamos lá:

TAXI - É o melhor método para quem tem medo de se perder na cidade. Você não fica 5 segundos sem avistar um dos carros amarelos e pretos, disponíveis 24 horas por dia. E o preço da corrida, que deve ser marcado no taxímetro, é super convidativo se comparado às principais capitais brasileiras.

Circulando pelo centro e proximidades, espere gastar cerca de 15 a 20 pesos. Para bairros mais afastados, como La Boca, onde fica o Caminito, calcule por volta de 35 pesos. À noite, os valores ficam ligeiramente mais caros, pois há cobrança de bandeira 2.

Quanto à confiabilidade dos taxistas portenhos, nunca tive problemas. No entanto, acho uma boa pagar com notas baixas, para evitar troco com dinheiro falso. Também recomendo falar seu destino com firmeza, mencionando um ponto de referência certeiro. Isso evita que o motorista opte por um trajeto mais longo.

METRÔ -  Chamado de subte, é uma ótima pedida para quem quer economizar e não se perder. Basta decorar o caminho do metrô mais próximo do hotel para se locomover tranquilamente pela cidade, que tem 5 linhas com 80 estações, muitas delas próximas a pontos turísticos. Além disso, é bacana se misturar a rotina dos moradores, vê-los lendo seus jornais antes de ir ao trabalho e sacar seus modos e costumes.

Ponto alto do subte: Além de ser o meio mais rápido, custa geniais 1,10 pesos (cerca de 0,50 centavos de real). Para evitar filas,  compre bilhetes de 2, 5 e 10 viagens, embora o valor de 1,10 por passagem seja mantido nesse cálculo.

Ponto baixo: assim como nos metrôs do Brasil, os vagões ficam muito cheios na hora do rush, que deve ser evitada pelo viajante que foge de apertos.

Abaixo, o mapa do metrô de Buenos Aires para você ir se familiarizando. Para mais informações, como horário de funcionamento e frequência dos trens, acesse este site.

Mapa do metrô de Buenos Aires – opção barata e prática para o turista.

ÔNIBUS – Conhecido como colectivo, é recomendado para o turista mais descolado, que se vira em espanhol ou é cara de pau no portunhol, como a maioria dos brasileiros. O legal dessa opção é que você vai conhecendo a cidade durante o trajeto, o que não ocorre no metrô. Igualmente econômico, o valor da viagem depende do seu ponto final, mas deve variar entre 1,10 e 1,25 pesos.

Atenção: Não há cobrador. Assim que entrar, você deve depositar em uma máquina o valor informado pelo motorista sempre em moedas. Se houver troco, aguarde. Em seguida, você receberá um comprovante  que deve ser apresentado em caso de fiscalização.

Se animou? Então dá uma olhada nesse post que traz uma sugestão de roteiro para quem tem 3 dias para explorar Buenos Aires.

.
LEIA MAIS:
O que esperar do clima em cada estação do ano em Buenos Aires?
Real, dólar ou peso. Qual moeda levar a Buenos Aires?
Ezeiza ou Aeroparque. Quais as diferenças entre os aeroportos?
Buenos Aires pela primeira vez. O que visitar em 3 dias?
.

About these ads

7 Respostas para “Táxi, Metrô ou ônibus – escolha seu meio de transporte em Buenos Aires

  1. Pingback: Buenos Aires: Por que a capital portenha é sempre uma ótima pedida! | La Chica de Mochila

  2. Olá, primeiramente PARABÉNS pelo blog, saiba que ele é muuuuito útil para as pessoas que estão planejando ir para Buenos Aires. Eu como muitos, já estou planejando e traçando alguns planos de onde ir, e etc. Você tem algum e-mail que eu possa entrar em contato? Preciso tirar informações referente a quantia ideal para levar (sei que isso vai de pessoa para pessoa), lugares perigosos que se deve evitar, etc. Aguardo sua resposta. Obrigado

  3. Adorei seu blog! Entrei e não consegui parar de ler!!! Parabéns!!! Você é bem objetiva, sem deixar faltar nada!!! Ameeei!! Mas uma vez Parabéns!!!!

  4. Olá!
    Nossa, amei o blog, tem MUITA informação super útil, principalmente para Buenos Aires! Vou pra lá pela primeira vez na semana que vem e até copiei a imagem das estações de metrô! Apesar de ir com meus pais e minha irmã, não queria ter que ficar dependendo de táxi para me locomover de um lado para o outro. Por isso queria saber se os nomes das estações do metrô correspondem as ruas em que elas param e se compensa usar apenas o ônibus.
    Obrigada e continue viajando para nos trazer mais dicas! ;)

    • Olá Tabata!

      Que bacana que o blog está sendo útil pra você planejar sua viagem.
      Sobre transporte em Bs. As, acho o metrô uma ótima pedida (melhor que ônibus). Táxis também são uma alternativa boa e barata para lugares onde o metrô não alcança ou para se locomover à noite.
      Para se localizar melhor com as estações de metrô, aconselho comprar um mapa da cidade no aeroporto ou em bancas de jornal. Esses mapas sempre trazem a rota dos metrôs e serão uma ótima opção para você se localizar.

      Abraços e boa viagem!
      Camila

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s